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Airwashing: A Fraude do Mercado de Carbono

Julio F. Campos


Este artigo é dedicado a expor como o mercado de crédito de carbono ajuda as empresas a fugirem de suas responsabilidades com o meio ambiente e a saúde da sociedade em seu entorno.
 

Hoje em dia, quando uma corporação fala sobre sustentabilidade ambiental, os primeiros resultados apresentados são as reduções das emissões de carbono.

Embora algumas delas consigam essa redução utilizando fontes renováveis, mas apresentando apenas os resultados com melhores reduções, e não o ciclo de vida inteiro, muitos usam o mercado de carbono para calcular suas reduções de emissões.

O princípio por trás do mercado de carbono é simples, a empresa A emite X toneladas de carbono, a empresa B faz com que a biomassa sequestre X toneladas, gerando créditos de carbono. A empresa A compra créditos de carbono da empresa B e neutraliza assim suas emissões de carbono.

Como exemplificado pela Dra. Katharine Hayhoe uma analogia interessante para entender por que o sistema é uma fraude pode ser feita: imagine que a pessoa A quer perder peso e paga a pessoa B para ir à academia e perder peso para ele. Então, conforme A ganha peso, B perde a mesma quantidade de peso e A pode dizer que não ganhou peso.

O problema óbvio é que A ainda terá problemas de saúde por estar com excesso de peso.

O mesmo raciocínio se aplica ao mercado de carbono, pois não se pode esquecer que o carbono não é emitido sozinho. Muitos outros poluentes são emitidos juntos, o que causa vários problemas ambientais e de saúde locais / regionais.

Em todo o mundo, centenas de milhares de pessoas morrem todos os anos devido a doenças relacionadas à poluição do ar, e muitos outros são hospitalizados pelo mesmo problema.

Portanto, não importa o quão bonito seja a contabilidade de suas emissões de carbono em seus relatórios de sustentabilidade, nunca se deve esquecer de verificar o ciclo de vida da empresa e verificar como esta redução foi de fato obtida.

Se o mercado de carbono é a resposta, então a consequência direta é que a corporação está usando apenas uma desculpa para não abordar os problemas de poluição locais que o seu processo produtivo gera e, como resultado, sua pegada de saúde ambiental e social não está sendo contabilizada.

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