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Quando a Sustentabilidade vai a Lugar Nenhum: A Conferência Ethos - 360 Graus de 2016 – Uma Sessão Pobre de Autoelogios

Hugo Penteado Nem quis mais participar em 2017. Não sei quem escolheu o termo infeliz de 360 graus para a conferência, mas é perfeito, a conferência deu a sensação nítida que giramos, giramos, giramos e não saímos do lugar. Na verdade saímos: estamos muito pior do que quando esse movimento todo começou há 20 anos atrás. Sustentabilidade que não muda absolutamente nada é pior do que não fazer sustentabilidade alguma, apenas pelo fato que cria uma sensação de que algo está sendo feito. Não está. Os troféus de sustentabilidade continuam sendo esgoto nas cidades, lixões, desastre causado pela Vale em Minas, desastre do Golfo do México, Alberta, desmatamento para monocultura, agrotóxicos em larga escala dizimando biodiversidade e insetos indispensáveis à vida, mudança acelerada do clima, concentração extrema e descontrolada de renda e riqueza, poluição ininterrupta, extinção da vida acelerada, etc. Não há um só indicativo bom nisso tudo, apesar de tanta conferência e crendices. De uma form

The Enemy Within

Julio F. Campos My last article about the major issue of corporate sustainability professionals raised an interesting set of comments, especially the negatives ones, which indicated to me that I have touched the right spot. Here are presented the reasons behind that article. As many people, ever since childhood it was my desire to work close to the environment. Being raised close to nature made it a mere consequence. Growing up I understood that the environment was threatened by those “evil” corporations whose main objective was to explore and profit, no matter the consequences. However, as I began to actually do research on the problem while obtaining my scientific degrees on the sustainability field, I realized that that was a naïve perception for those corporations are not the worst problem that one faces when trying to work for a more sustainable world. Those “evil” corporations are not the problem. The enemy within is. The enemy within is that group of profession

Airwashing: The Fraud of the Carbon Market

Julio F. Campos This article is dedicated to expose how the carbon credit market helps companies evade their responsibilities to the environment and the health of society in their environment. Nowadays when a corporation talks about environmental sustainability the first results presented is the reduction in carbon emissions. Although some of them achieve that reduction by moving to renewable sources but presenting only the results with higher reductions, not the whole life cycle, many use the carbon market to calculate their emissions reductions. The principle behind the carbon market is simple, the company A emits X tons of carbon, the company B grow biomass that sequesters that X tons, generating carbon credits. Company A buys company B carbon credits and neutralizes its carbon emissions. As exemplified by Dr. Katharine Hayhoe an interesting analogy to understand how this can be made is: Imagine that person A wants to loose weight and pays person B to go to

Airwashing: A Fraude do Mercado de Carbono

Julio F. Campos Este artigo é dedicado a expor como o mercado de crédito de carbono ajuda as empresas a fugirem de suas responsabilidades com o meio ambiente e a saúde da sociedade em seu entorno.   Hoje em dia, quando uma corporação fala sobre sustentabilidade ambiental, os primeiros resultados apresentados são as reduções das emissões de carbono. Embora algumas delas consigam essa redução utilizando fontes renováveis, mas apresentando apenas os resultados com melhores reduções, e não o ciclo de vida inteiro, muitos usam o mercado de carbono para calcular suas reduções de emissões. O princípio por trás do mercado de carbono é simples, a empresa A emite X toneladas de carbono, a empresa B faz com que a biomassa sequestre X toneladas, gerando créditos de carbono. A empresa A compra créditos de carbono da empresa B e neutraliza assim suas emissões de carbono. Como exemplificado pela Dra. Katharine Hayhoe uma analogia interessante para entender por q

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